26 de out de 2009

Finlândia - Finland - Suomi

Como escrevi no post de ontem,hoje falarei sobre a Finlândia,esse belíssimo país nórdico.





Nome: Finlândia ou Suomi em finlandês
Capital: Helsinque
Cidade mais populosa: Helsinque

Localização: Europa
Fronteiras: Noruega,Rússia e Suécia
Área: 338.145 Km²
População: 5.291.517 ( Estimativa de 2007 )
Línguas Oficiais: Finlandês e Sueco
Moeda: Euro
IDH: 0,959 - 12º - Muito Elevado
Código Telefônico: +358

Um Pouco de História

A Finlândia pertenceu a Suécia entre 1150 até 1809, quando tornou-se o Grão-ducado da Finlândia, após a vitória da Rússia sobre a Suécia na Guerra Finlandesa, territórios finlandeses também chegaram a ser ocupados pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O país deu início a sua declaração de independência em 1916 após a queda do czar russo Nicolau II. A Finlândia tornou-se verdadeiramente independente em 6 de dezembro de 1917, que tornou-se feriado no país.
Atualmente, a Finlândia é uma república parlamentarista e democrática, tendo entrado para as Nações Unidas em 1955 e para a União Européia em 1995. A economia local é considerada uma das mais prósperas da Europa.


Porque Finlândia (Suomi) ?

A origem do nome "Suomi" (Finlândia) tem origem incerta, mas uma das teorias mais aceitas é que seja um derivado da palavra Proto-Baltica "Zeme", que significa "Terra". Além dos parentes mais próximos do finlandês, esse nome também é utilizado em outros idiomas bálticos, como o letão e o lituano.

Política

A Finlândia tem um regime republicano parlamentar semipresidencialista.
O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por um período de seis anos e pode ser eleito por dois mandatos consecutivos. A atual Presidente da República, Srª Tarja Halonen, foi eleita em fevereiro de 2000. Porém o Presidente só é responsável pela política externa, representando o Estado Nacional.
O poder executivo consiste em um Governo, chefiado por um primeiro-ministro, (que é escolhido pelo Parlamento de 200 membros), e composto por ministros distribuídos por vários cargos, e por um membro ex-ofício, o Chanceler de Justiça.

Geografia

A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas, 187 888 lagos e 179 584 ilhas, mais concretamente. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1328 m, encontra-se no extremo norte da Lapónia.
 Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o Sol da meia-noite — mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A distância que separa o extremo sul do país, Hanko, do extremo norte, Nuorgam, é de cerca de 1.445 quilômetros, o que daria cerca de 18 horas de condução.

Língua

Há duas línguas oficiais na Finlândia: o finlandês, falado por 92% da população como língua materna e o sueco, falado por 5,5% dos habitantes.

Fotos



Catedral de Helsinque












Parque Nacional Pyhä-Luosto









Tem muito mais,quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre esse país ,acesse os links abaixo.


Fontes:




2 comentários:

Luciana Håland disse...

Oi Felipe, vim retribuir a visita e conhecer seu blog, vi que comecou recentemente, mas continue postando, é muito interessante.
Vou te adicionar lá na minha listinha.
Beijo

Felipe disse...

Oi Luciana,obrigado pela visita no meu blog,fiqui muito feliz com sua visita,é a 1º visita internacional com comentário nele.
Adoro seu blog e suas fotos tbm,sou apaixonado por fotografia.
Abraço